Quando procurar um urologista? Homens devem incluir consultas de rotina para manter a saúde em dia

Há um comportamento muito saudável e fundamental já adotado pelas mulheres, a orientação que devem procurar um médico ginecologista após a primeira menstruação e manter consultas periódicas ao longo da vida.

Mas e os homens? O público masculino não tem o costume de rotinas de cuidados com a saúde, em todas as áreas, basicamente buscam ajuda quando algo está errado.

Você sabia que muitas causas de mortalidade masculina são preveníveis?

Os homens vivem em média 7 anos a menos que as mulheres, o que nos dá uma boa pista de que os cuidados com a saúde e as consultas de rotina fazem muita diferença na qualidade de vida e também na longevidade das pessoas. Por isso indicamos ao público masculino que iniciem o acompanhamento com o médico urologista ainda na puberdade, entre 10 e 12 anos.

De acordo com a pesquisa, 70% dos homens que procuram um consultório médico o fazem por influência de mulheres ou filhos. O estudo também revela que mais da metade desses pacientes adiaram a ida ao médico e já chegaram com doenças em estágio avançado.

Quando o homem deve procurar o urologista pela primeira vez?

Para acompanhamento da saúde masculina, as consultas com o urologista devem começar entre 10 e 12 anos, período que marca a puberdade, e continuar ao longo da vida em consultas periódicas uma vez ao ano. Caso o médico encontre alguma alteração, esse período pode ser ajustado para tratamento.

O homem precisa fazer Check-up urológico anualmente?

Sim, é recomendado realizar um check-up urológico anual. Os exames indicados incluem PSA livre, PSA total, hemograma, glicemia em jejum e/ou hemoglobina glicada, colesterol total e frações, triglicérides, função hepática, função renal, tireoide e urina.

Quais são os sinais ou sintomas que indicam a necessidade de consultar um urologista?

Os sinais e sintomas incluem demora para iniciar a micção ao levantar (hesitação matinal), jato urinário fraco ou interrompido, jato bifurcado, ardor ou dor ao urinar, aumento da frequência urinária, necessidade urgente de urinar, perda involuntária de urina (incontinência urinária), sensação de esvaziamento incompleto da bexiga, interrupção do sono para urinar e presença de sangue ou coágulos na urina.

Importante: o câncer de próstata é uma condição tratada pelo urologista e merece atenção

Assim como a maioria das doenças, o câncer de próstata tem mais chances de cura com o diagnóstico precoce.
Muitos pacientes podem ser portadores do câncer de próstata de forma assintomática. As consultas de rotina são a principal forma de prevenção e podem detectar a doença em fase inicial, proporcionando um prognóstico muito melhor no tratamento.

Quando é fundamental a prevenção ao câncer de próstata?

A prevenção deve estar sempre em pauta, por isso os cuidados rotineiros com a saúde são fundamentais. Para pessoas do sexo masculino que tem parentes de primeiro grau com histórico de câncer, torna-se fundamental procurar o urologista aos 40 anos, no máximo aos 45. Para os que não possuem esta herança, esta carga genética do câncer de próstata, devem fazer os exames preventivos a partir dos 45 anos e não deixar passar dos 50.

Quais doenças o urologista trata?

A urologia é uma especialidade clínica e cirúrgica que trata de doenças do aparelho urinário de homens e mulheres e do aparelho reprodutor masculino. Essas doenças incluem diversos tumores urológicos (adrenais, rins, ureteres, bexiga, próstata, testículos e pênis), cálculos renais, ureterais e de bexiga, aumento benigno da próstata, alterações do pênis, disfunções sexuais, reprodução, incontinência urinária, infecções e inflamações urinárias, alterações da uretra, transplante renal, trauma e cirurgia reconstrutiva.

Quando foi o último check-up que você ou os homens da sua família fizeram?

Aproveite a dica e marque uma consulta hoje mesmo.

Pode ser direto pelo WhatsApp ou telefone:

Clínica Uros34 9 9906-1212

Posts Recentes

R. Alexandre Marquez, 1025
Osvaldo Rezende, Uberlândia-MG
Tel / WhatsApp – 34 99906-1212

Copyritght 2024 Uros Clínica Ltda – Responsável Técnico: Dr. Victor Hugo Borges Silva